quarta-feira, 11 de junho de 2014

Identidade: brasileiro

A brasilidade são as coisas que caracterizam as pessoas que amam e moram no Brasil e nos distinguem das demais nações. Como povo somos uma grande mistura de vários povos, inicialmente dos ameríndios, portugueses e negros, e até os nossos dias uma enorme miscigenação acontece com uma infinidade de uniões de brasileiros com pessoas de outras nações. Mas todos que aqui habitam são BRASILEIROS – os nascidos ou os nacionalizados.

Com esta definição em mente é preciso fazer uma distinção bem nítida das coisas. Não somos norteamericanos, não somos latinos, não somos asiáticos nem africanos ou nenhuma outra denominação estrangeira, somos BRASILEIROS. Não estamos criticando as nações ou exercendo alguma forma de preconceito xenofóbico, pois o brasileiro está de braços abertos a todas as nações. Cremos que quanto mais nos miscigenamos, mais fortes somos, porque ao adquirirmos características de outros povos, saímos mais robustecidos com isso.

A miscigenação neste caso específico funciona não como um fator deficitário de nossa identidade, mas ao contrário, como um catalisador que absorve o melhor que os outros têm. É certo que as fraquezas e a impiedade também são passadas nesse processo, mas ao cabo dos anos, elas vão dando lugar ao melhor se soubermos lidar com elas e suplantá-las. O brasileiro é um constante miscigenado e precisamos aprender a usar isso a nosso favor.

Portanto, há uma cultura propriamente brasileira e ela não é uma cultura indígena, européia, americana ou africana. Os que querem nos fazer viver ou impor outras culturas sobre nós, de fato não pensam como brasileiros, mas como estrangeiros. Somos mais que uma única fonte cultural, somos a soma de todas as que nos geraram. Se pudéssemos criar uma síntese de tudo isso o que diríamos? Se pudéssemos gerar um supra-sumo dessas culturas, quais características sobressairiam às demais?

O(A) BRASILEIRO(A) ama a sua pátria, ama o seu chão, ama as suas florestas e biomas diversos, ama suas praias, é apaixonado(a) pela família, é extremamente alegre, mesmo nas dificuldades, é forte nas provações, gosta de suas festas (que ele(a) mesmo(a) transformou), ama a Deus acima de tudo, é solidário(a), é pacífico(a), mas se precisar será guerreiro(a) ao extremo, é inteligente e criativo(a), é rico em sentimentos, é portador da vida.

Isto é ser brasileiro(a), o resto é parte das culturas que tentam nos doutrinar e disciplinar para sermos algo diferente do que somos. Sei que é difícil digerir isto, mas não somos católicos, não somos evangélicos, não somos protestantes, não somos espíritas ou outra coisa religiosa, em primeira instância somos BRASILEIROS(AS). Todos nós, negros, pardos, amarelos, indígenas ou brancos, somos BRASILEIROS(AS). Não há outra denominação mais forte do que esta, que nos identifica conosco mesmo, somos BRASILEIROS(AS).

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
(Últimas estrofes do Hino da Independência)


C. K. Carvalho
10 de junho de 2014
Teólogo e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo
Fundador da ONG ABAN Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário